COMÉRCIO ECONOMIA 
Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Partilhe esta Página



Comércio Internacional
Comércio Internacional

1 DEFINIÇÃO DE IMPORTAÇÃO

Denomina-se importação a entrada de mercadorias em um país, provenientes do exterior, podendo compreender também serviços. Em decorrência das diferenças geográficas (clima e solo), os países têm suas produções em função do custo menor. Assim, é melhor ao país B produzir café e ao país A produzir trigo. Por meio do comércio internacional, B adquire trigo de A e vende café a A. A importação ainda pode ser conveniente porque permite ao país comprador adquirir uma mercadoria de alta tecnologia, obtida por meio de caríssima pesquisa e de muitos anos de experiência.

2 DEFINIÇÃO DE EXPORTAÇÃO

Exportação vem a ser a venda de bens para uma empresa em outro país, em moeda forte, como o dólar americano, o marco alemão, o yen japonês, o franco suíço, etc. É a saída regulamentar de mercadorias para além da fronteira territorial de um país. Em um sentido amplo poderá compreender, além dos bens propriamente ditos, também os serviços ligados a essa exportação.     A exportação é a principal forma de entrada de divisas, imprescindíveis às importações de mercadorias para suprir as ecessidades básicas de um país, bem como para pagamento de seus compromissos externos. Não se deve esperar resultados imediatos e altos lucros.

3 DEFINIÇÃO DE INCOTERMS

Os INCOTERMS são siglas usadas para uniformizar a interpretação de cláusulas contratuais nas operações de exportação e importação. A palavra INCOTERMS deriva da expressão inglesa International Commercial Terms. Quando exportador e importador se referem em um contrato ao uso de INCOTERMS, eles passam a definir sua responsabilidade de acordo com o significado dos termos ali definidos.

4 DEFINIÇÃO DE DRAWBACK

Possibilita ao produtor importar insumos sem a incidência de impostos, desde que estes sejam utilizados na fabricação de bens exportáveis. vinculada ao compromisso de futura exportação, deve ser pleiteada antes da importação dos insumos. O prazo de cumprimento do compromisso de exportar é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Em caso de bens de longo período de fabricação, o prazo máximo é de cinco anos.

Apresentar formulário de Drawback. isenção - Caracteriza-se pela reposição de estoques de insumos utilizados na fabricação de mercadorias já exportadas. Assim como na suspensão, são necessárias a expedição do Pedido deDrawback e do Ato Concessório, documentos que comprovem a exportação e os respectivos Comprovantes de Importações (CI). O prazo para pleitear o benefício é de até dois anos contados a partir da data de registro da primeira Declaração de Importação utilizada para a comprovação da compra.

 

Fonte: Webartigos.com